Saturday, May 16, 2009

gostava muito de fazer o meu....(e adoro este texto!)


Se quiseres fazer azul,pega num pedaço de céu e mete-o numa panela grande,

que possas levar ao lume do horizonte;

depois mexe o azul com um resto de vermelho

da madrugada, até que ele se desfaça;

despeja tudo num bacio bem limpo,

para que nada reste das impurezas da tarde.

Por fim, peneira um resto de ouro da areia

do meio-dia, até que a cor pegue ao fundo de metal.

Se quiseres, para que as cores se não desprendam

com o tempo, deita no líquido um caroço de pêssego queimado.

Vê-lo-ás desfazer-se, sem deixar sinais de que alguma vez

ali o puseste; e nem o negro da cinza deixará um resto de ocre

na superfície dourada. Podes, então, levantar a cor

até à altura dos olhos, e compará-la com o azul autêntico.

Ambas as cores te parecerão semelhantes, sem que

possas distinguir entre uma e outra.

Assim o fiz – eu, Abraão ben Judá Ibn Haim,

iluminador de Loulé – e deixei a receita a quem quiser,

algum dia, imitar o céu.


[Receita para fazer o azul- Nuno Júdice]

24 comments:

Bruxinha said...

Lindo !!!

Tchi said...

O imenso que todos podemos pintar com um olhar pousado no infinito.

E as tuas velas continuam a brilhar.

Beijinhos.

Pedrasnuas said...

ADOREI A RECEITA ...ESSE AZUL TODO E O DA IMAGEM...BEM, TENHO DE O BABER ATÉ AO FIM.

ABRAÇO EM AZUL

Mar Arável said...

Não há receitas

para tantos azuis

Big Girls Don't Cry said...

Demais...
deepblue...
lol

Big Girls Don't Cry said...

Adoro Azul...
beijos

Su said...

não conhecia

gostei muito da partilha


jocas maradas amiga velas

impulsos said...

O que as palavras são capazes de pintar na tela da nossa imaginação... é admiravel!!

Beijinho

su said...

AMEI este texto que não conhecia...vou levá-lo daqui para a Teia de Ariana! ;) A imagem também está divinal!
Beijinhos em fio!

Eu Mesma! said...

Adoro azul mas...
não sou assim tão boa cozinheira....

:)

Porcelain Doll said...

... e para fazer roxo, também haverá alguma receita? :)

just me, an ordinary girl said...

Adorei!

Aliás, ando completamente fã de Nuno Judice.

Olha, desculpa-me a ausencia, mas tu sabes, foram as mudanças e tal. Um quarto andar sem elevador, foi dose!!
Ms pronto, ja estou instalada e ja tens uma caminha a tua espera em leiria, qd quiseres..

um ebijo grande!

Dawa said...

Tão lindo!
Não conhecia e fiquei ncantada!
Beijinho, linda!

Teresa Queiroz said...

azul ---de tão bomito

gostei

fez-,e lembrar um texto que tenho
"receita para te esqueçer" :) :)

mais tarde vou postá-lo
um beijo

pn said...

faço azul no olhar...

izzie said...

Eu que sou e adoro azul... Adorei! :)

Beijinho,

Teresa Durães said...

não consigo gostar de Júdice

Luis Eme said...

até eu fico azul a passar por aqui...

deve ser reflexo da Vela...

bjs

A.S. said...

O Azul é a cor dos poetas!!!
As velas azuis... são lindas...


BjOO""ss

Cris said...

ai ai...adoro azul...
adoro a ideia de fazer azul...

Lu.a said...

Adorei a receita e ADOOOOORO azeul :)

via said...

e tapar a panela, para apurar! Boas!Gosto desta música!

Baila sem peso said...

Não vim buscar o selinho
Porque o meu cantinho
Não tem desses miminhos
Mas acredita que fiquei com ele
Dentro do coração
E estarei sempre que possível
(já que ando tão atrasada)
No teu caminho, com a minha mão!
Desculpa a ausência
Mas as causas têm sido tantas
Que nem me atrevo a comentar
Com receio de me alongar...

Deixo muito carinho
Pelo miminho!
Acho que já nem faz sentido
As regras lá partilhar
Já venho tarde...
Desculpa sim?!
A minha vida anda um pouco no ar!
Mudanças...casa...filhotes...
E outros "piparotes" :)

Nas receitas, todas as cores
São de louvar!!
Não sei se mais o azul
Se o branco...se violeta...
Talvez a palheta
de várias cores
Que nos mostra o arco-íris
E todos os seus amores!

Beijinhos multi-cores

Mãos de Veludo said...

não conehcia! é lindo!