Friday, February 09, 2007

uma flor é muito mais...

um jardim
uma ribeira cristalina
uma margarida imaculada
um jardineiro
que com muito esmero
cuidava do seu jardim
a margarida era o seu tesouro
com mais quilates que o ouro

o ar era doce com o seu cheiro
as mariposas brindavam o olhar de quem passava
a terra emanava frescura
as árvores abraçavam quem ali passava
perto da fonte
alguem passou...
e a margarida docemente
do seu pé se separou


ao notar o jardineiro
que faltava no jardim
a sua mais preciosa
os seus males se pôs a cantar
-margarida delicada por mim plantada onde estás????
-estrela no meu céu azul quem te levou???
-quem te levou para o bem e para o mal??
-margarida porque não estás no meu jardim?





e um dia se passou
e a margarida escondida estava
do amor que a amava
os passaros já não cantavam
a ribeira já não corria
o ar já não era fogo
sem o calor que a flor lançava

o jardineiro esse pensava
que abandonado tinha sido,
o seu esmero e cuidado a nada levara,
suspirava e perguntava:
-margarida quem cuida de ti agora????
-quem olha por ti como eu???
-quem mais te toca??
-margarida quem mente que te ama?
e outros dias se passaram
entre ervas daninhas e flores
o jardineiro esse não suportava
pensar no sofrimento da margarida
que alguém docemente do pé separara
a margarida essa
simplesmente porque sim,
acredita, que dentro de si se agita a alma
mesmo no vazio a que o seu corpo se entregara
e projecta se na eterna procura da luz
uma flor é muito mais
(foto cedida pela Fátima)

28 comments:

ChiCa said...

Margarida é o nome da minha mãe... e será (um dia... quem sabe!)o nome da minha filha!!!

Gosto do nome... gosto da flor...

Bjs Bom fim de semana

Lu.a said...

Bom fim-de-semana! :)

Diabba said...

margaridas... as minhas flores favoritas, pela simplicidade, não se escondem em pétalas muito elaboradas, olha-se e vê-se tudo!

A alma dos mortais devia ser assim...

beijos de enxofre com desejos de um fim de semana diabóliko e cheio de pecados... hehehehehehe

José Manuel Dias said...

...escolha com significado...Bjs

Jotabê said...

Sabes moça, uma ocasião, levado por um impulso romântico, ofereci umas margaridas cor de laranja a uma miúda que queria impressionar, contrariando a tão famosa sensibilidade feminina, ela, disse-me em tom sarcástico, que margaridas eram flores de jarra, contudo agradeceu.
Eu entendi aquele comentário como um disfarçado ‘ não quero nada contigo’, mas fiquei, a partir daquela altura, com a sensação de que haveriam flores adequadas para cada oferta, e para cada ocasião, apesar de ninguém, nunca ter ficado esclarecido quanto ao assunto.
No fundo, estava farto de ver a rosa como a eleita
Ainda bem que escolhi a margarida
Só eu sei porquê

:)

Beijoca e bfs também

pn said...

Boa Noite Luz Na Noite

Scarlett said...

Digo, sim senhora mas aqui:

S_carlett@sapo.pt

fica bem

Escorpiana Explosiva said...

Passei aqui para conhecer teu cantinho e fiquei encantada com o lugar.

Um abraço.

bom dia isabel said...

um bom fim de semana.
beijinhos

Helena said...
This comment has been removed by the author.
sea said...

:)
As flores, tal como as plantas, tendem a virar-se para o lado de onde vem luz, ou seja, alimentam-se do sol.
Uma MARGARIDA, voltará a esse ciclo, porque é natural e dele precisa para continuar viva. Precisa da luz, para não murchar e não morrer.
Girará sobre si mesma, se necessário, até encontrar essa luz ;)

beijoca

P.S.: o comentário anterior era meu, algo de estranho se passou. Este blogger, já teve melhores dias...

veritas said...

Olá!

"a margarida era o seu tesouro
com mais quilates que o ouro"

Desde pequena que partilho do amor pelas mais simples flores, que lhes vejo uma alma simples, pura, que devemos imitar, sim: qualquer flor do meu jardim é mais preciosa que a jóia mais preciosa, porque por mim idealizada, plantada, amada, cuidada...a nossa mente é um jardim...

Bjs. Bom fim-de-semana.

sonia r. said...

De volta. Bjinho e bom dia.

Maçã de Junho said...

fiquei assim, a modos que um "nadinha" grande comovida.... Ando meia piegas, mas o teu texto está gentil!
Um beijinho muito grande e um grande vaso cheio de margaridas, bom fim de semana!

Maçã de Junho

PS: quanto ao postal: CLARO QUE SIM!!!!!

maria josé quintela said...

uma flor é muito mais...
bela no jardim.

beijo.

Tiago said...

pétala a pétala, de margarida,
flor escondida, flor de flor,
sorriso, olhar, passear.
pétala a pétala, uma margarida,
normal o sonho, sonhar, bordar
o perfume ao acorda...


bjs e Bom fds
tiago

Ps. qual foto???

Zélia said...

Tu és uma margarida líndissima :)

Bom fim de semana kida :)

Beijinho

susana gomes said...

fiquei fã deste blog =D

Su said...

gostei

jocas maradas de margaridas

Delfim Peixoto said...

Todas essas flores não têm a tua cor nemo teu aroma, acredita
jnhs

Paulo Sempre said...

Gostei.....
Beijos

isabel mendes ferreira said...

....boa noite FLOR.










___________________beijo.

Just an ordinary girl said...

Sim, "uma flor é muito mais"!!

Gostei tanto de te ler quanto gosto de margaridas!!!

Beijinhos, para ti!

Bandida said...

boa noite Luz...



B de beijo
________________________

bono_poetry said...

mais que uma forma de liberdade...
mais que uma flor....
mais que um botao...em singela companhia,,
deixou de ser de alguem...~
passou a ser de si propria...
deixou-se ir...um beijo..

Estranha pessoa esta said...

Soa-me a esperança...

Abraço grande velinhas
**

PR said...

Bom domingo, bjinho.

Ana Luar said...

E pk velas e flores são algo que adoro........... deixo o meu mais terno beijo... neste dia em que tb eu votei Sim.