Já passei por vários espaços onde o tema era a Interrupção Voluntária da Gravidez...não sei porquê gostei de ler várias opiniões dei a minha mas não tive vontade, se é que posso utilizar tal palavra, para escrever sobre um tema tão forte...nem sempre se está bem....
Mas sim tenho opinião sobre IVG/Aborto/Desmancho como lhe queiram chamar...Não me custa assumir que fui das poucas que votei no outro referendo e também vou votar neste pelo SIM.
É que não me custa mesmo nada!
Um pouco de bom senso e de respeito já não custava nada por parte da nossa sociedade sobre este tema, que não é só sobre mulheres, se quiserem e se sentirem menos culpados é de saude.
Ok, já ouvi a seguinte desculpa para votar não " Eu sou a favor do sim, mas se os abortos não forem feitos em hospitais publicos para não prejudicar os verdadeiros doentes". Preocupa me sim senhor, que agora passemos a deixar de receber/atender nos HP os diabéticos que o são por teres sido gulosos, os suicidas que falharam e para azar continuam vivinhos da silva,os obesos que continuam a jantar avidamente, os doentes de sida que não usaram preservativo, e por ai fora....
Existe vida a partir da concepção??!!!!
Se é assim vamos ter que ser contra o aborto ponto final, seja ele em que condições for, acabem se as mentiras!.
Vamos acabar também com os bancos de esperma, porque todos nós temos direito à vida e a saber quem somos, Pai e Mãe.
Só assim se pode defender o embrião.
Se é assim vamos ter que ser contra o aborto ponto final, seja ele em que condições for, acabem se as mentiras!.
Vamos acabar também com os bancos de esperma, porque todos nós temos direito à vida e a saber quem somos, Pai e Mãe.
Só assim se pode defender o embrião.
Convém confundir, compara, baralhar.................
Continuamos a viver numa cultura que condena e culpabiliza a mulher e o seu corpo.Quem não se lembra da frase" um ser que sangra não é puro", esquecem se que é esse ser "impuro"que tem o poder de dar vida.....Mas o que magoa é ouvir tantas e tantas mulheres a condenar tantas e tantas outras mulheres, esquecem se também que quantas das nossas santas trisavós, bisavós, avós, mães e amigas fizeram aquilo que vulgarmente se chama aborto.
Nenhuma mulher aborta por gosto.................
Não há aqui nenhum masoquismo, apenas um direito.Não se quer despenalizar para se igualar o IVG à contracepção.Em muito dos países em que se despenalizou e legalizou as taxas de IVG diminuiram e sabem porquê????Nesses paises existe uma politica de informação sobre contracepção e um acesso aos contraceptivos mais facilitado.
A sério vamos ser sérios quando falamos e discutimos sobre este tema.Vamos dar a nossa opinião se medos mas baseada em factos concretos e não em velhos dogmas e principalmente vamos dar a cara pelo que fizemos, somos e vamos ser!
Vamos voTar no referendo, faça chuva ou sol, com a cabeça no lugar e o coração a pulsar.Vamos pensar não apenas em nós mas também nos outros, naqueles que tem menos que nós.
E principalmente vamos votar, sim ou não, porque apesar de termos um governo de MAIORIA, este é HIPOCRITA e por isso prefere um referendo a legislar, refugiando se em dar voz ao povo( não nos ouviu quanto às taxas de internamento) em vez de GOVERNAR!
Eu vou votar SIM, de consciência limpissima...quanto a vocês façam melhor que souberem.
(Dsc alguma agressividade)
27 comments:
Li este post depois de ler no "Metro" que foi encontrado um recem nascido abandonado ainda com cordão e placenta dentro de um saco plástico. Não tenho qq dúvida que bem melhor do que viver mal amado é não saber que se vai viver.
Somos um povo de hipocritas, vota-se "não" porque parece mal votar "sim".
Jokinhas
Eu voto "sim" p'la questão da liberdade de escolha! Esse é o ponto em discussão. Acho que ninguém é defensor do aborto per se! Eu, pessoalmente, não concordo com o aborto, mas quem sou eu para criticar quem seja ou as suas motivações? Não o posso fazer!
E quem o faz não o faz de animo leve, concerteza.
Para mim, a única questão é a questão da opção. É essa a questão relevante, porque é essa a razão de tanta hipocrisia...
Ainda bem q pensas assim
bjs
Nem mais!!!
Claro que sim !!!
E nas palavras não há agressividade. Há verdade !
Gostei do blog !!!
Eu voto SIM.
E di-lo-ei com a mesma agressividade que tu o disseste as vezes que forem precisas a quem quiser ouvir.
Ver crianças a viver quase ao abandono. A trabalharem para sustentar os pais. internadas em instituições como a nossa bem conhecida Casa Pia, vendendo o corpo no Parque Eduardo VII.
Isso sim é escandaloso.
E as mães morrendo ao fazer abortos clandestinos sendo tratadas como criminosas.
Não há lugar nos hospitais?
Mandem todos embora o governo que se demita das suas responsabilidades como tem feito em tudo e desde sempre, este governo e todos os outros.
Julgar é facil.
Compeender é que é mais dificil e implica sensibilidade e inteligencia que é o que tem faltado.
Coragem tambem.
Eu digo sim.
Aos berros se for preciso.
Obrigada pela tua chamada de atenção.
Até breve.
Isabel
eu penso que o sim ganha. mas devia ser o Governo a legislar e não um referendo a opinar.
Enfim, classe politica mediocre.
Excelente post!
Estou contigo no sim e na agressividade, este país precisa de mudar e temos de ser nós a fazê-lo!
Bjinho
concordo: nenhuma mulher aborta com gosto! e isso e' a base para qualquer discussao!
eu decido...
gostei de ler.te e não há nehuma agressividade.... não te desculpes de nada
jocas maradas
Já por duas vezes abordei este assunto e das duas vezes afirmei o meu SIM!
Sim pela liberdade de escolha, como alguém disse lá em cima.
Quantas mais vozes melhor.
Eu nunca pude, nem posso , ter filhos....
Isso me angustia...porque eu queria muito engravidar!
Talvez a minha opinião seja , à partida, de índole duvidosa...mas eu vou votar pelo Não!
Um beijo e um sorriso!
BShell
Claro que sim...
Também votarei sim...
"Porque nenhuma mulher aborta por gosto"
Grande verdade.
Talvez por isso deveria haver um maior respeito pelo corpo e vida da mulher.
A minha mãe morreu com 42 anos.
Problemas de coração resultantes, sem dúvida, de alguns abortos provocados. É preciso não esquecer que ainda não existia a fantástica pílula...
Sim, é o que votarei.
Beijinhos
Isto não tem nada a ver com o assunto do post, mas poderias dizer-me mais ou menos onde fica a tal loja das galochas no Colombo? É que eu já dei uma volta por lá e não encontrei!!!
Dia 11 de Fevereiro lá estarei...é um direito que me assiste e do qual não abdicarei...não num tema como este...e como o voto é sigiloso, não me pronunciarei sobre ele mas votarei conforme a consciência me dita...
Deixo um beijo :)
:) voto e voto com convicção... tb eu não fugi ao tema!
beijokas
quando eu tinha 16 anos fui internada de urgencia para uma apendicite , num Hospital de Lisboa. Numa cama perto de mim estava uma mulher ainda jovem , em semi-coma por que tinha feito um aborto em vão de escada. Além desse fez mais 25, pelo menos, como ela dizia aos médicos ...Foi a primeira vez que fui confrontada com o problema e deu-me q pensar. Mais tarde vim a saber que pessoas tão responsáveis quanto a tia e a madrinha e a prima e a amiga da amiga tb tinham feito. Quando estive grávida e tive de andar na Consulta de Alto Risco e na Genética , vi mulheres com sida, presas, mulheres com deficiencias e com filhos já deficientes , prostitutas que não sabiam quem era o pai da criança que andavam lá pela consulta, mas não faziam aborto ou não lho faziam ; porque alguns médicos recusam-se mesmo qd as anomalias são evidentes. Como se recusam por vezes a informar e aplicar métodos anticoncepcionais, a fazer educação sexual nas escolas etc etc. Por tudo isso sou a favor do aborto , SIM. Mas antes disso há muito mas muito a fazer , porque o aborto deve vir em última instância, quando as mulheres puderem dispôr livremente do seu corpo, qd tiverem livremente acesso a métodos anticoncepcionais, qd deixarem de ter a mentalidade de deixar vir todos os filhos porque é mais um há-de criar-se como os outros!
Para depois os matarem à pancadaria ou de fome ou de maustratos de toda a ordem !
Desculpa ter-me alongado tanto. Um beijo para ti
não há vida num embrião e eu voto SIM, claro.
boa tarde para ti!
Este é um problema essencialmente de CONSCIÊNCIA, cada mulher deverá ter o direito de decidir segundo a sua consciência e não com base numa lei, voto sim, mesmo acreditando que há vida 1 segundo após a concepção, mas não me cabe a mim ou a ninguém julgar outros por decisões que só a eles diz respeito.
Bjkas e bom Wk
Cris
Também eu voto sim e de consciência limpíssima. Gostei da maneira frontal como agarraste o problema. **
Eu tb vou votar sim, pois acho que a mulher deve ser apoiada nesta decisão difícil. Não deve ser abandonada, entregando-se muitas vezes aos carniceiros que lhes roubam as vidas...
Bom fim de semana...
Faltou-me algo...
Para que tenham o apoio devido, mesmo quando não só, são abandonadas pela sociedade, mas tb pelos seus companheiros que não assumem a responsabilidade concepção dos filhos e descartam-se....
Eu concordo plenamente contigo! Acho que mais do que discutir sobre o assunto, (porque me parece que é a mesma coisa que discutir o sexo dos anjos) eu sou a favor do direito de escolha, aliás como acontece nos países civilizados e não é por isso que aumenta o nº de abortos!
Espero é que a campanha pelo Sim seja menos ferverosa e mais realista, porque acho qbsurdo que um país civilizado vote não a um referendo destes!
Deixemos de ser hipócritas. o Sim não obriga ninguém a fazer um aborto ,antes dá a liberdade de escolha em situações que podem assumir contornos que exijam a uma mulher chegar a este extremo!
Bjs
J
P.S: não te achei nada agressiva,e mais subrecrevo cada palavra!
Espero que todos se lembrem de votar. Porque opinar é fácil, muito fácil, fácil demais. Bem... como o referendo é em Fevereiro, talvez nos safemos.
Eu votarei pela liberdade individual. Já o fiz da primeira vez.
Mas se o Sim vencer com a maioria dos votos, mas menos de 50% se tiver dignado a perder alguns minutos dos seus preciosos dias, perdemos todos. Uma vez mais. Também porque vamos deixar nas mãos de um governo cobarde o peso duma decisão que deveria ter assumido por inteiro, sem se encavalitar na onda da opinião pública.
Bjos e bom fds
Convido os amigos a lerem meu artigo "Aborto: liberdade ou tirania?" no blog
http://familianazare.blogspot.com/2006/11/aborto-liberdade-ou-tirania.html
Espero que seja útil para formar a convicção de vocês neste referendo.
Um belo texto, com o qual estou plenamente de acordo. Os meus pensamentos eram identicos, em especial na parte final do texto.
'Para nos lixarem, não fazem referendos, legislam e pronto'. Mas temos aquilo que merecemos, e quem tem aquilo que merece, a mais não é obrigado.
Fica bem.
Manuel
eu tb vou votar SIM
Post a Comment