Wednesday, January 31, 2007

..........desabafo..........

Será que nunca sentiram? A sério?
Novamente a minha estranheza e incerteza.
Não me julgo mas realmente nunca fui uma igual a todas as outras/os.Sempre gostei do que os outros por norma não gostam.[Já alguem me disse que compro sempre os sapatos mais horríveis que existem na sapataria...]
Nunca tive o sonho de casar de branco e muito menos de casar...Ter filhos não é a ambição da minha vida.
Vou vivendo como o caracol, devagarinho, dia a dia, sentindo me deslocada no espaço e no tempo.[Só estou bem onde não estou...]Muitas vezes com a sensação que estou de fora, como se fosse um sapo, a que poucos olham e por isso sobre ele, eu caracol vejo o mundo e arrasto me, dia a dia, devagarinho, passando despercebida.
O problema, ou talvez não, é que não sou mesmo alinhada, neste mundo que por vezes me parece um rebanho, e o facto de me sentir deslocada também não é um defeito mas uma consideração.Prefiro viver assim como sou.
O que não quero na realidade, sei eu muito bem, ser um um peso ou preocupação para a minha familia e amigos, o que quero penso ainda estar a descobrir.





o sapo, num salto
cresce
procurando a manhã
quem sabe em honra à lua que se vai deitar
nas águas mansas, parecendo prata
como uma vela acesa,
conduz se a um ar de paz e guerra...
Croc... croc... croc
e lá caminha ele
apressadamente para viver emoções...
para depois...
lutar com uns e outros...
por coisas banais , sem interesse...
sapinhos aos montões!
o caracol
espia e espia o sapo
louva a um deus
semelhante a espinhos de rosas cor de sangue
e aconselha-se com a morte e com a sina
compondo-se dos matizes
de ouro e azul ao cair da tarde
a esmorecer no brilho pálido
então, o caracol
envereda-se ao infinito
ao sol se torna brilhante
o rastro de gosma
ao qual lento arfante
desliza
ao caminhar
denunciando a fuga
esperando o encontro
caracol,
Pára,
andas em cima de ti
carregas sombras demoradas
solta as amarras
desce daí
mostra o que és capaz

Monday, January 29, 2007

...faça-se luz..em algumas cabecitas

Tudo se move
e move.
Eles à margem:
à beira de abismo.
Levem me daqui.
Para longe.
Pensamentos "estranhos" os meus
um grito na madrugada.
Pesadelo.
Os pensamentos deles.
Eles não existem.
Eu acompanho.
Garganta seca.
Vulgares dias.
(eu)



Faça-se luz por favor em algumas cabecitas....
A resposta ao meu post das citações está acima...espero que me entendam...

Cada vez que leio jornais, revistas e vejo os telejornais sinto o gosto de sangue na boca: ainda me espanto com desconsideração, insensibilidade e maldade.Participo de olhos arregalados - confesso - neste carnaval sem dança por não haver música .Percebam, senhores com direito a aparecer e dar a opinião : o silêncio, o silêncio é de ouro, depois um grito para acordarem em si mesmos.
Por vezes as palavras são feridas ou o mesmo erros escolhidos. Por vezes não há opção clara, há uma intenção singular, verdadeira, misturada com "esperteza saloia", em julgar os outros como seres que não pensam . Em troca nós em vez lhes darmos lições disfarçadas de nudez colorida continuamos parados no tempo em que a cor predominante é apenas o cinzento, isto é, nada fazemos. Ficamos mudos, nauseados e paralisados.

Que tal arregaçarmos as mangas! A bondade, a verdade é séria e vivo, inabalável.Se o fizermos depois da falsidade, do pesadelo que este mundo se tornou, as máscaras cairão, uma leveza será conquistada.Leveza de pele, de corpo, de vida.

As melhores lições deste deserto árido ou do inferno que estamos a pisar, o mundo, será não nos deixarmos levar, pensarmos por nós próprios e lutarmos sempre pelo melhor, por ser puro o meu convite, aceito.

Não uso armas, justamente porque fui treinada para não matar.

Sunday, January 28, 2007

citações...sim passo a citar...

"A Europa não precisa de mandar dinheiro para Africa.Há países ricos, o problema é que os presidentes desses países são mafiosos e roubam a riqueza dos país(...)Se não mandarem dinheiro ninguem vai roubar."
Francis Obikwelo in Unica

"Acho incongruente que até as 10 semanas, se afaste qualquer penalização e que , às 10 semanas e um dia, se aplique a pena de prisão."
Marques Mendes in Diário de Noticias
"Percebe se cada vez melhor a poção do governo pela construção do aeroporto da Ota, uma vez que a guerra do Iraque parece longe do fim e seria uma vergonha que Portugal não conseguisse fazer face so esforço de guerra dos EUA"
Ricardo Araujo in Visão
" A liderança da Camara do Porto não está no meu horizonte.Quero ter um vida tranquila e sem regras."
Pinto da Costa in O Jogo
"A maioria das mulheres não merece ser punida, mas algumas devem mesmo ser punidas.Uma mulher que faz do aborto regra merece ser penalizada pelo desrespeito absoluto pelos valores da vida."
Gentil Martins in Publico
"Se fosse de Esquerda, tivesse o cabelo cortado à escovinha, ussasse óculos e andasse vestida de maneira andrajosa, com certeza que teria sido recebida com um entusiasmo maior no Ministério da Cultura."
Teresa Caeiro in Sol
" O aborto ilegal é um negócio que produz dinheiro sujo"
MariaJosé Morgado in Diario de Noticias

"Que uma grande parte dos portugueses ache que Salazar e Cunhal são dos maiores de sempre entre nós explica a razão pela qual somos actualmente o mais atrasado país da Europa." Miguel Sousa Tavares in Expresso

" Se o sim vencer, o aborto vai tornar-se uma coisa normal, é como ter um telemóvel. João César das Neves

"Estou à direita de Marques Mendes." Zita Seabra in Visão


e agora o que dizer?!
(no final darei a minha singela opinião sobre as freses constantes neste post)

Friday, January 26, 2007

isto dos dias...

Ontem foi um dia bom!

Procuremos acender uma vela em vez de amaldiçoar a escuridão.
(Provérbio chinês)


Acho que sou uma pessoa colorida mas por vezes falta me cor...


Engraçados os dias...sim muito engraçados...quando se menos espera...têm se certezas...ontem passei a ter mais 2:
  • que tenho um GRANDE AMIGO, sim depois do meu irmão ( o meu melhor amigo), que é um rapaz bestial, um ser humano genuino, que todos os dias está comigo de quem eu gosto muito, que está sempre presente nas horas boas e más (eu não sou pêra doce) e com o qual nunca serei capaz de me zangar.
  • que nem sempre é preciso estar ou falar todos os dias, todas as semanas ou todos os meses para se gostar de alguém.Esta minha AMIGA é uma querida, passam se meses sem nos falarmos mas gostamos muito uma da outra.Acreditamos sempre uma na outra...define a nossa amizade...cumplicidade e compreensão e nem mesmo os nossos problemas de saude nos fazem afastar...Já passamos muitas coisas juntas, viagem louca a Paris, maluqueiras em restaurantes e lojas...rir a bom rir.

Ninguém sabe quanto tempo anda neste mundo e há coisas que têm que se dizer para não ficarem por ser ditas. Por isso é preciso parar, pensar, ver com olhos de ver quem queremos perto de nós.Não para preencher o vazio, mas porque é bom estarmos rodeados de quem gostamos.

Gosto de ti Luis! Gosto de ti Patricia!

Num dos meus textos aqui no Velas escrevi :"No entanto, quem ouve sabe que algures, no futuro, alguém estará presente para ouvir e falar na mesma linguagem e com a mesma disponibilidade.É preciso semear para colher." Cada vez acredito mais nesta frase que pode parecer uma frase feita....E acreditem estou a fazer por isso...

Ontem foi um dia bom!


Acho que sou uma pessoa colorida e hoje sinto me o arco iris.

Wednesday, January 24, 2007

E se falessemos de amor?

E se falessemos de amor?
Amar implica entrega e dedicação mas se estivermos a falar de uma criança implica ainda empenho na "construção" de um ser munido de carácter.
Sempre ouvi dizer que parir é dor e que criar é amor.
Quando se fala de uma criança, falam se de noites mal dormidas, de telefonemas das escolas que poe o coração aos pulos, das primeiras gracinhas e de os ver crecer mas também se fala de cuidados na alimentação, saúde e higiene.
Sempre ouvi dizer que parir é dor e que criar é amor.
E falamos de mimos.Beijos e abraços!Reinventa se todos os dias a ternura.
Estou a falar de amor, do mais puro que existe....amor entre pais e filhos, biológicos ou não....
Sempre ouvi dizer que parir é dor e que criar é amor.
Já perceberam que falo da Esmeralda.Sim todos falam no que a rodeia menos nela.
Fala se da mãe brasileira que a deu ao casal Gomes (sim o pai é o militar preso), de um pai por acaso que não quis ou não soube sê-lo no tempo devido.O casal Gomes esse entregou se a essa criança abandonada, num acto de desespero um de amor, quem sou eu para julgar, e concretizaram o sonho de ter uma filha.
Sempre ouvi dizer que parir é dor e que criar é amor.
Esmerada, a menina, cresceu, tem agora 5 anos, embalada pelo amor de uma familia.Continua junto da mãe que não lhe deu ventre mas COLO e AMOR. Mas afastada do pai que se encontra preso, por ter cometido o mal maior de ter amado...........

Sempre ouvi dizer que parir é dor e que criar é amor.

A menina essa todos os dias pergunta pelo pai....mas isso que importa...quando nada se sabe sobre Amar.
Os Gomes continuam a sua luta. Para mim justa, legitima e autentica.

Sempre ouvi dizer que parir é dor e que criar é amor.

O mais triste é que parece ser chocante para alguns que se lute por um amor maior.Chocante para mim é saber que existem crianças com fome, que sofrem atrocidades nas mãos de quem os trouxe ao mundo. Chocante é a adopção em Portugal.Chocante é ver crianças anos a fio em instituições.

Sempre ouvi dizer que parir é dor e que criar é amor.


Pois é...

Não sou mãe mas não ando neste mundo apenas por andar...

Ok, podem dizer, aqueles que de Direito percebem, que eu nada percebo.Concordo, não é a minha área de formação mas tenho uma coisa poderosa..... CORAÇÃO...e este é do campo dos sentimentos...serve para amar.

Para mim não há nada de nobre em amar um filho, antes é inevitável que assim seja.Estamos a falar de Um amor Maior!

Contranatura é o contrário.

Acabo como comecei...

E se falessemos de amor?

Sempre ouvi dizer que parir é dor e que criar é amor.




Tuesday, January 23, 2007

Sim eu sei que a não ando bem nos últimos dias mas quem não quiser que não me ature.Mas depois de ver/ler coisas como a que se segue como é que querem que a alegria reine na minha alma...
"....todos os pecadores pecam clandestinamente...."

"....se um marido engana a mulher, é diferente ser no estrangeiro ou à sua frente.Evidentemente que não houve escândalo.Se faz o mal onde não há contagio, tem uma atenuante."
excerto de entrevista a Monsenhor Luciano Guerra- reitor do Santuário de Fátima.


Tenho ou não tenho razão???

Sunday, January 21, 2007

o meu tempo a acabar


E a perfeição?
A perfeição reside no caos, nos tumultos, nos escombros
do ser
Talvez não saiba o que digo
Estas criticas ferozes…
A voz não diz o que desejo,
é escasso raciocínio,
em dias de pura tristeza
Talvez não saiba o que digo
Esta minha forma de me expressar
tão dura e velada
Não vos trás os ensinamentos ou conselhos
porque também não é isso que pretendo
Mundo este de bailarinos inábeis
executando seus primeiros passos
num palco gigantesco
sem aplausos
sós
nós
e uma valsa
sem memória
a ecoar por toda parte
e não há tempo para temer
e não há tempo para chorar
Talvez não saiba o que digo
a Valsa
não tem perdões,
obriga-nos a valseá-la
a Valsa
não sabe nomes,
envolve-nos nos braços
a Valsa
ela mesma
não se chama Valsa
Talvez não saiba o que digo
há algo em mim que quer brotar com força
talvez um simples poema
talvez apenas
esta vontade, imensa, de falar.
Talvez não saiba o que digo
Mas sinto o meu tempo acabar


Friday, January 19, 2007

porque será?

Nunca esquecerei o sorriso que fizeste na primeira vez que me foste buscar a casa...
Na cidade que te adoptou...
  • O tapete é felpudo e cor de laranja, comprado cuidadosamente a dois, para não me provocar alergias.
  • As janelas são amplas muito amplas...são no fundo as paredes da sala.
  • Minimalista a decoração da sala.Pendurado um quadro está torto.
  • No chão perfilam-se livros e os seus cheiros.Velas, cinzeiros, folhas recolhidas na rua e hoje já secas, mascaras africanas e batuques.
  • A colecção de isqueiros de prata e de murtalhas. Tabaco.Uma foto da moto que tristemente teve que ser vendida.

não recebo quando me dás
só recebo quando percebo que te dás
mas pode acontecer que te dês
e eu não perceba que te dás
decidi
agora mesmo
receber tudo o que dês
mesmo que percebas que tu não estás
(daniel sant'iago-Brinco de Palavras)

  • Adorava olhar por entre as vidraças, as nuvens a passear no céu, a formarem imagens.
  • Lá fora chover e dormir no tapete embrulhados na manta bem velhinha da TAP.
  • Cantar ao meu ouvido "O meu lado esquerdo" dos Clã e pedir para ouvir no seu "Nossa Sra da Solidão" do Palma.
  • E a música, sim a música...o bom gosto de alguém em quem felizmente existe a capacidade de ser eclético, ouvirmos Léo Ferré, Durutti Column, The Phazz, Rodrigo Leãoe dançar ao som de Maria Bethania ou Cesária Évora.

"....

If I would ever lose you,

To someone else one day,

I shall be diplomatic,

Just like Cassius Clay.

‘Cause you're so special...

‘Cause you're so special...

Just like anybody else.

...."

(De Phazz - Something Special)

"Ó abelha rainha
Faz de mim um instrumento
De teu prazer, sim, e de tua glória
Pois se é noite de completa escuridão
Provo do favo de teu mel
Cavo a direita claridade do céu
E agarro o sol com a mão
É meio dia, é meia noite, é toda hora
Lambe olhos, torce cabelos
Feticeira vamo-nos embora
É meio dia, é meia noite
Faz zum zum na testa
Na janela, na fresca da telha
Pela escada, pela porta
Pela estrada toda à fora
Anima de vida o seio da floresta
Amor empresta a praia deserta
Zumbe na orelha, concha do mar
Ó abelha boca de mel
Carmim, carnuda, vermelha
Ó abelha rainha
Faz de mim um instrumento
De teu prazer, sim, e de tua glória.
(Maria Bethânia - Mel)



Sim fui muito feliz. No momento certo!
O tempo, se calhar, tem sempre razão.Tudo tem o seu tempo!
E porque será que hoje quando olho para trás não fico triste mas com um sorriso e um brilho nos olhos.Porque fiz um amigo ...e coisa mais preciosa no mundo não há....
  • porque será que quando um de nós não está bem o outro sente/adivinha e como a distância fisica entre nós se mede em kms telefona para fazer a sábia pergunta:"Estás bem?"
  • porque será que quando estamos tristes temos que falar um com o outro para carpir mágoas e acabar a rir com as parvoices de que só nós nos rimos?
  • porque será que perto um do outro somos crianças e o tempo não passa e há sempre tanto para contar?

Amigos com Almas Gêmeas


O tempo tem razão.Aquele foi o nosso tempo.

Tudo tem o seu tempo e ele não volta para trás.

Hoje é tempo de sermos GRANDES AMIGOS.

Nó nós nas pernas,

nós nos pêlos,

nos inteiros,

nós nas tripas,

nos começos,

nós nos chamam,

chama inteira,

nos cabelos,

nós os nus,

nós Anais

,nós nas almas,

nós os Nin,

nós nas línguas,

nós nos troncos,

nós nos bicos,

nós nos cheiros,

nós os bichos,

nós no nicho

o nós nos nós.
Nunca nos devemos esquecer quem SomoS !

Tu serás sempre tu!

(eu)

Wednesday, January 17, 2007

Benditos olhos que aprenderam a olhar


Cores primárias
fogem
propositadamente
caminham,
procurando
um giro
a forma
o brilha
Espelhos do instante
filtram
a ordem pura
cores
forma
brilho
Não querem
ser apenas azuis,
verdes, vermelhas
ou amarelas.
Mas vivas,
e balançarem
ao vento
seguramente presas
nas suas raízes.
Acontece,
outro
giro
outra forma e o mesmo

brilho.
O espelho dos instantes
fragmentos
estruturados em reflexos
fugidios!
As cores sonham
casar se
entre elas
e assim,
cheias de sonhos
realizáveis,
caminham
Traçando seus designios
nem se importam
em se tornarem
mortais
Porque na intensidade
de cada momento
não haverá espaço
para o sofrimento.
As cores
ao vestir a tela
eternizarão a imagem
da felicidade.
Acontece,
novo
giro
Benditos olhos
que aprenderam a olhar...
(eu)
(Imagem da esquerda-"Nude Seated on Left Leg"-Amedeo Modigliani e
imagem da direita-"Canção Popular a Russa e o Fígaro"-Amadeo Souza Cardoso
e sim fui uma das loucas que esteve horas e horas este fim de semana na Gulbenkian para ver a exposição de Souza Cardoso e bendito o tempo que esperei...Sublime!)

Monday, January 15, 2007


Faz hoje um ano que moro sozinha...não completamente...já que vivo com o (primo) Simão...o meu Fox Terrier...damos nos lindamente...ou não tivessemos ambos mau feitio.

"Muda de vida

Estás sempre a tempo de mudar

................

Muda de vida

Se há vida em ti a latejar"

(António Variações)

É bom crescer, é preciso soltar amarras e aprendermos a estar connosco próprios.Nem todos os dias são fáceis, mas aí nada diferem os meus dias daqueles que que partilham a vida com alguém, para além de nunca me sentir sozinha acompanhada em casa e parece ter a vantagem de ter tempo para tudo. No entanto, não me iludo nem tento iludir, por vezes é estranho não ouvir outra voz em minha casa se não a minha, outros dias jantar apenas com a companhia do CSI ou do telejornal também não é fácil mas também pode ser agradável ter todo o tempo do mundo para ler e ver no DVD só o que quero. Como repararam ...os meus dias têm dias...tais como os de toda a gente.Uns muito bons, outros nim e outros muito maus.

"Ninguém deixa de fazer uma obra de arte intensa por falta de técnica, mas por falta de uma certa coisa que se chama temperamento."(Amadeo de Souza-Cardoso)

Fazer um ano de balanço, vou lhe chamar assim, não sei se terá alguma lógica.Na vida nem tudo são perdas ou ganhos.

Prefiro dizer que estou a gostar muito da experiência.Não tirando qualquer valor ao tempo em que vivi com os meus pais e o meu irmão.Sai de casa porque era chegado o tempo de MiM, não por incompatibilidades familiares.Tudo tem o seu tempo...e no dia 15 .01.06 era o MeU.

Nem tudo foi fácil neste ano mas também NuNcA ninguém disse que a vida era fácil...E se disserem não acreditem, lutem por ela porque só assim é possível viver !

Arrumo a minha casa.

Prego um um quadro

na parede amarela.

Olho de perto, de longe

analiso todos os detalhes

com perfeccionismo.

Na parede vazia,

os traços sem nexo limitados

pela moldura da razão

vem correndo o coração

ser o fiel da balança.

Preocupo me com o efeito...

E, se não me agradar a mim,

o que fazer?

Só quero que esta tela

que minha vida revela

não pareça uma natureza-morta!

Quero que o perfume

se desprenda

e sentir o seu cheiro .

Percebo então,

que arrumo minha casa

para agradar aos meus olhos...

não aqueles que me visitam

aqueles que passarão aqui

por um instante

carregando outras paisagens na mente.

E, quando partirem,

deixarão tudo para trás...

sem saber os meus cuidadosos gestos

para mostrar um pouco de minha alma.

(eu)

Thursday, January 11, 2007

parecer ou ser????...............ser ou parecer????

Vitimas de anorexia e bulimia, no Brasil, em 2 meses:

  1. Maiara Vieira-14 anos
  2. Ana Carolina Reston-21 anos
  3. Beatriz Bastos-23 anos
  4. Rosana Oliveira-23 anos
  5. Thyarine Brato-a6 anos



Ser modelo, estar nas capas de revistas. viajar mundo fora, conseguir pagar as contas ao final do mês, viver bem são os desejos de quase todos os seres humanos.
Quem é que não quer usufruir da vida???
E qual a ideia de beleza?Lá vou eu ter que voltar a focar os media, na sua vertente revistas femininas, e nos costureiros, hoje denominados de estilistas como se o primeiro nome fosse desprestigiante.Focam a beleza apenas na beleza exterior.Basta ver a capa de uma revista feminina para se ser bombardeado com inumeras dietas para tudo e de todo as as formas, maneiras de vestir para se parecer magro e quando chega o Verão perder celulite em 5 dias....
Os segundos fazem modelos até ao numero 40 e XL semelhantes ao XS.Estou à vontade não sou gorda nem magra, visto 36/38 e M mas por vezes lá tem que ir um L porque se não ia parecer um chouriço, e só tenho 53 kg para 1, 53m.



Falemos agora de anorexia e bulimia.....
  • passa-se a não comer ou a comer compulsivamente provocando o vomito em seguida;
  • trabalha-se sem parar assim evitam se convites de almoços e jantares.Há um isolamento propositado, para não se ser criticado pelo comportamento[atire a 1ª perda quem nunca fez isto???];
  • pratica-se imensa actividade fisica de forma a perder o "excesso de peso" e não pelo prazer de relaxar e ser saudavel.

Cada vez se propaga mais a magreza e como o único ideal de beleza na busca incessante e muitas vezes desesperada do corpo dito perfeito.

Não estamos a falar de manias/noias estamos a falar de disturbios nervosos, como as psicoses ou a ansiedade para não falar de outras bem piores.Quem pensa que são maluqueiras esquecem se que se estão a falar de 2 doenças muito sérias, que não se curam facilmente, porque não estamos a falar de uma perna partida, que depois de tirar o gesso e de fisioterapia fica bem, estamos a falar da nossa cabeça, que nos pode pregar grandes partidas.Estou à vontade porque sei muito bem do que estou a falar, aqueles que me conhecem sabem que não estou a mentir vos , não porque tenha tido anorexia ou bulimia mas também não "cuspo para o ar porque me pode cair em cima" Seriedade é preciso quando se fala de temas como estes.Tanto nos media com por aqui na bloggosfera.Num dos blogges- suck and smile - para mim de referência e que todos os dias lá passo para ler mesmo que não tenha tempo para comentar ou que opine mesmo que nem sempre concorde mas isso é que o faz magnifico é aceitar a diversidade de opiniões, o ser de cada um.Mas como escrecia, no S&S foi feito um excelente post sobre este tema e o que vi em alguns comentários não foi o respeito e a ajuda que qualquer doente, e portanto, estes também, merecem.

É aqui que todos nós temos um papel importante, acreditem estou cansada desta sociedade que se demite do seu papel, que em vez de ajudar quem tem pouca auto-estima e medos coloca na mãos dos outros que se acham os melhores do mundo o poder de magoar , rir e criticar do que os outros pensam.Existe uma enorme pressão para ser magra, que está a ganhar proporções astronómicas, porque os padrões de beleza são cada vez mais restritivos.Está nas nossas mãos "mudar o mundo".

Vamos parar e dizer a quem nos é proximo:" És bonito/a.Gosto de ti por seres quem és!"

Querem começar a ajudar me nesta tarefa???

Este cartoon pode ou faz rir ou magoar quem o lê, mas foi aqui colocado com um propósito, pela sua mensagem mesmo que dita de uma forma menos bonita ou mais brutal.

Mas afinal o que é a beleza????

O que é a perfeição ou a imperfeição?

"cada um tem o corpo que tem e não é por isso que deixa de ser bonito; todos o podemos ser por fora mas por dentro é que está a dificuldade em se ser belo; não importa como somos mas sim aquilo que somos."

As minhas desculpas ....

  1. ao suck and smile por citá-lo sem lhe ter pedido mas de facto é extraordinario, também não existe tentativa de copia do V/ blogge, estes temas a mim dizem e tocam me muito, percebiam se me conhecessem, sou uma eterna naiffe mas acredito que se pode construir uma sociedade melhor.
  2. a todos que me lêem pelos temas pesadotes.prometo que o proximo é sobre aquele que me pediram a Catarina Salgado....se descobrir quem é....se não vai mesmo a Carolina.

BJOS

Tuesday, January 09, 2007

Uma morte não é sempre uma morte?

Será que me conseguem ajudar a perceber porquê que sempre que existe um incidente, seja de que tipo for, acidente, sequestro, roubo, etc..., a primeira pergunta que é feita é :
  • Há portugueses entre as vitimas?

Uma morte não é sempre uma morte???



Claro que fiquei triste com a morte do alpinista e dos jornalistas que morreram no Chile mas também com as vitimas dos atentados no Iraque ou com o massacre de uma familia simples e trabalhadora nigeriana.
Uma morte não é sempre uma morte???
O que mais me choca é a exploração que os media fazem quando existe um português entre as vitimas.[Mesmo que seja um descendente de um descendente de um português a residir em França que não sabe uma palavra da lingua de Camões].As televisões começam logo a procurar as familias para fazerem directos de suas casas , mesmo que estas não se lembrem sequer da ultima vez que viram o seu familiar, para chorar em directo e em prime time.
Uma morte não é sempre uma morte???
Se os media chegarem à conclusão que não existem portugueses entre as vitimas, então é a desilusão.E esperam por uma desgraça em África, mas calma, esta tem que ser uma coisa em grande, isto é, com muitas e muitas mortes, para ter interesse.....Se não encolhem os ombros e fazem/publicam reportagens tão interessantes como a influência dos signos na maneira de conduzir dos automobilistas.
Uma morte não é sempre uma morte???


O sangue de um português é mais importante do que o sangue de muitos outros seres humanos????

Uma morte não é sempre uma morte???

Penso que acabo como comecei, sem perceber, talvez por ingenuidade, mas confesso que para mim a morte é sempre uma morte horrível seja ela qual for a sua nacionalidade.

Sunday, January 07, 2007

Um nabo é um nabo- Conheço algumas pessoas assim..

Como louca, sim daquelas à base de antidepressivos, ansioliticos por via intravenosa e afins, solitária como um monje (não freira porque o sexo masculino me atrai), sei lá mais o quê e fazendo juz a toda esta minha vida infernal, hoje apetece me falar sobre a importancia do nabo no Cozido à Portuguesa (CP).
Eu tinha prometido falar no CP, de que gosto, repleto de carne, enchidos e verdura....alguns comem no com arroz a acompanhar...não fica nada mal!Excepto o Nabo!
Mas esta polémica é mais complicada do que parece...Ah pois é!De tal forma que existem dois movimentos constituidos em defesa ou no ataque ao Nabo, que descobri e vou partilhar convosco!


Movimento a Favor do Nabo.
Dizem que o Nabo é discriminado no meio dos vegetais...indiferença....e que devia haver uma Cartilha de Direitos do Nabo.
Defendem que o dito não tem defeitos, que quem não gosta dele é hipocrita porque o odeiam no CP mas comem sopa com ele.
O Nabo não gosta de chamar à atenção, de bom grado cede lugar aos legumes da moda só para chamar "nabo" a esses azelhas.
Os apoiantes do legume em causa fomentam que não se goste dele, por considerarem no um legume superior e que por isso não precisa de de apreciadores no Cozido à portuguesa[Este é o mal da mania da superioridade pensar se que se é um rei num pais de cegos].Dizem ainda que os verdadeiros apreciadores do CP celebram discretamente, sem alarde, o seu magnifico sabor, muito melhor do que a batata, e que nele tudo se aproveita ramas,grelos e nabiças.
Mas como não bastava ainda o apontam como estrela de cinema .Sim vejam bem o disparate...lá porque apareceu numa cena de "Tudo o vento levou", em que já estava todo mordido e com má cara, quando Vivien Leigh na sua terra de Tara, destruida pela guerra civil, elevou o Nabo ao Céu e jurou que nunca mais haveria de passar fome ...
Nabo é Nabo......
lamentavelmente.....


Movimento contra o Nabo.

O Nabo sabe a Nabo, isto é, a Nada!Não sabe mal, é esquisito, não tem graça, é absurdo...em linguagem futebolistica não tem espinha dorsal...O Nabo se fosse um verbo era um verbo de encher.Se fosse um gato era gato-sapato.

Os apoiantes deste movimento afirmam que este legume não tem personalidade, toma o sabor dos dos outros alimentos com que é cozinhado[Não é como a cebola, com sentimento....até nos faz chorar].No fundo não passa de uma maria vai com as outras.

Aqueles que não gostam no dito cujo, eu incluida, retirava o do Cozido à Portuguesa, um prato nosso com alma, mas mal de nós se julgassemos o Nabo apenas em função da sua aparência.....Defendem e admitem perfeitamente o CP sem ele porque poucos notariam a sua ausência. Por exemplo, um cozido sem enchidos levaria logo a que alguém magoado e a queima roupa..."Então, o quê que se passou, não há farinheira...Mas que raio de cozido é este?????!!!!!"

Mas pior que tudo um Nabo SuperStar .....o caso é serio e não para brincadeiras meus senhores e senhoras....o que a Vivien queria dizer ao elever o Nabo ao Céu no celebre filme era tão somente "nunca mais como esta "porcaria"(desculpem a expressão).

.....e infelizmente,

existem algumas pessoas assim.


Saturday, January 06, 2007

No meu caso foram 2...AMIGOS



conheço tão bem esses olhos

se é que nunca me enganam

o que é que aconteceu diz lá

é que hoje fiz um amigo

e coisa mais preciosa no mundo não há

................................................

E o que é que foi que ele disse?

E o que é que foi que ele disse?

Hoje soube-me a pouco

Hoje soube-me a pouco

Hoje soube-me a pouco

Hoje soube-me a pouco

passa aí mais um bocadinho

que estou quase a ficar louco

Hoje soube-me a tanto

Hoje soube-me a tanto

Hoje soube-me a tanto

Hoje soube-me a tanto

portanto

hoje soube-me a pouco

................................................

e olhei-o de longe

e mirei-o de perto

que quem não vê caras

não vê corações

e com um brilhozinho nos olhos

guardei um amigo

que é coisa que vale milhões


(Sérgio Godinho - Com Um Brilhozinho Nos Olhos)

Thursday, January 04, 2007

apenas diversos


Vai parecer que estou obcecada pelo tema a "Solidão" mas não estou, nem simplesmente me sinto tão só que não consigo falar de outra coisa, mas parece me que a Humanidade está só.
Li dois comentários ao meu post de dia 02 que são o encontro do que penso e do que sinto ...passo a citá-los:

"olha...a solidão é terrivel mas tb fortalece, ensina-nos a ver a realidade de forma mais atenta, no silêncio aprende-se a escutar os nossos ecos, e a compreender mlehor tudo À nossa volta..e é nela que conseguimos ver mais além.."

"dá-me a sensação que falas daquela solidão, do estar sozinho no meio da multidão. É complicada de explicar. Surge, sem darmos por ela, sem aviso, dói e corrói."

Não estou isolada no mundo, tenho no melhor irmão do mundo o meu melhor amigo, amigos do tempo em que havia escolas que se chamavam secundárias, que perduram do tempo da Faculdade, alguém que adoro e que como alma gemea apesar de estar longe parece que adivinha quando não estou bem e me telefona[ hoje senti tantas saudades da tua Mixu ao ver uma reportagem do Oceanário....], um amigo que está sempre lá e que eu espero estar também, amizades feitas no trabalho, que conheci na rua, aqui mesmo....No entanto, como todos vocês às vezes sinto me só.A solidão de que falo é a de por vezes estar rodeada de gente e não pertencer ali, porque não quero, porque não consigo, porque não me identifico, porque....Não acredito que nunca tenham sentido!Quantas vezes pensaram que não pertencem a este mundo???Vá lá confessem já se sentiram sós no meio do mundo????

Pois, não é por estar rodeada de amigos, beber uns copos que se é mais feliz ....Será que não é mais fácil esconder que não estamos bem e que não conseguimos estar sozinhos e então vamos para a rua só para não nos suportarmos????!!!!Respeito, mas não sou nem quero ser assim...não consigo ter verdades absolutas, felizmente tenho dúvidas, estou neste mundo para ensinar e aprender. Não nasci para ser modelo de ninguém, não quer que me sigam os passos, não acertei sempre na vida, tenho os meus erros, portanto, nunca vos vou dizer aqui no Velas o que devem fazer por muito que comigo discordem.

Lembram se de ouvirem falar do o sobrendividamento???[É neste momento que pensam desta vez passou-se!].Saiu um estudo esta semana que uma das razões para as pessoas comprarem sem parar para pensar se deve não só mas também à vida que não corre bem...a um forte buraco aberto no peito.Simbolicamente tentar preencher o vazio, comprando bens materiais, viajando ou apenas saindo.Tentam ter alguma felicidade para acalmar a angústia.Segundo os entendidos, estamos perante uma sociedade em que cada vez mais as pessoas vivem sozinhas( por opção, familias monoparentais, divorciados sem filhos e os nossos velhos) e perante uma depressão colectiva.Ou se tomam ansíoliticos ou se vagueia pelas ruas...

Não será já e tempo de dar valor aos sentimentos, nossos e dos outros? Se os juntarmos todos e focarmos as nossas forças no mesmo sentido vamos ter um mundo melhor.[se calhar estou a ser inocente].No entanto, não devemos esquecer que o pior dos sentimentos podem ser eles próprios. Como eles, sejamos apenas um fim, não um meio.

Já vai longo este texto e como já me devem estar a chamar chata...

..........................

não vou acabar por aqui....ok, vou só deixar uma frase da grande Cesária Évora:

"Como dizemos em Cabo Verde, a vida tem veneno e mel.Já experimentei o veneno, deixem me aproveitar o mel."

mais uma coisinha, sei que tenho andado a escrever textos muito tristes/pesados por isso prometo um mais leve para a próxima...e mais deixo dois temas para quem está aí escolher:

  • telenovela Carolina Salgado versus Jorge Nuno;
  • cozido à portuguesa.

Wednesday, January 03, 2007

Dispo me, abraço e aplaudo

Dispo me ...

  • sou trintinha
  • mau feitio
  • bom coração
  • com sentido de humor...mas não gosto dos Gatos Fedorentos (SorrY)
  • imensas noias e conflitos interiores
  • quem me conhece não é mais feliz por isso, sou banal
  • o meu rosto vem já a seguir.....

    Flutuo, consigo deslindar o meu gosto sem esforço

Balanço é o que a maré me dá e eu não contesto

Amanhã, pensar nisso sempre me dá mais jeito

Fazer de mim pretérito mais que perfeito

Susana Félix
Flutuo

Por vezes flutuooooo....fujo de mim........

Abraço,

Nunca se perguntaram:E porque é que eu vou aos blogues, apesar de lá chegar e não falar na realidade cara a cara? Será importante que o virtual se torne real, que imagens criadas na imaginação tomem forma de pessoas, que palavras lidas passem a vozes, que elos blogosféricos se concretizem em laços afectivos presentes? Não sei....

Existem as amizades geradas através da Internet. Permanecem e outras foram fugazes. Talvez as amizades virtuais não sejam para durar, pensámos nós…Para mim esta amizade é como borboletas esvoaçando de blogue em blogue.

Tu meu amigo blogger...

Ouves-me quando estou preocupada

Animas-me quando estou triste

Dás-me ânimo quando hesito

Amparas-me quando falho.

Algumas pessoas far-se-iam pagar por isso.

Obrigado(a) por seres amigo(a).

a todos aqueles que visito

Obrigada especialmente por me aturarem à muito tempo..

Tiago, Bandida,Dessassossegada, Giorgia, Teresa, Delfim, R,

Dark me, Tony, Louco , Nuno,Scarlett e ao Daniel


Aplaudo,

Os artistas, as pessoas comuns que fazem pela vida, aqueles que se entregam aos outros que mais precisam, a ti que lês e escreves partilhando comigo o que pensas....

Solidão por Francisco Buarque de Holanda

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo…Isto é carência.Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar…Isto é saudade.Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos…Isto é equilíbrio.Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida…Isto é um princípio da natureza.Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado…Isto é circusntância.Solidão é muito mais que isto. Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa Alma.

(Um grande bjinho para ti Maçã por esta música linda).

este aplauso,[não me digas que não estás a ouvir], é para ti que estás a ler....Pois é...ObRiGaDa por me fazeres companhia!